O portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a oferecer, a partir da última quarta-feira (19), informações estatísticas consolidadas sobre a prestação de contas de candidatos e partidos políticos relativas às eleições de outubro.
No link “Estatísticas Eleitorais” já era possível acessar informações detalhadas sobre candidaturas e eleitorado, em abas específicas. Agora, na terceira aba “Prestação de Contas” é possível obter dados consolidados a partir de um resumo geral que pode ser desdobrado em informações de Receitas/Despesas contratadas e pagas; Receitas obtidas de recursos públicos e privados, e, por fim, Despesas Pagas com recursos públicos e privados, onde é possível saber o tipo de prestador, os tipos de despesa mais frequentes, as fontes de despesas, e os maiores fornecedores.
Nas informações sobre tipos de receita, é possível pesquisar recursos oriundos de comercialização de bens ou realização de eventos, de doações pela internet, de financiamento coletivo, de outros candidatos, de partidos políticos, de pessoas físicas, recursos próprios e rendimentos de aplicações financeiras.
Nas opções Receitas e Despesas Pagas, o usuário pode refinar sua pesquisa informando estado, município, partido, cargo, tipos de receita, fontes de receita e situação de candidatura. Também é possível acessar a receita advinda do Fundo Partidário e do novo Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), também conhecido como Fundo Eleitoral, e verificar a aplicação dos recursos em candidaturas por gênero.
A diferença das informações disponíveis nesta nova aba das estatísticas eleitorais para o Divulgacandcontas e o Repositório de Dados é que nela os dados estão consolidados com as informações enviadas à Justiça Eleitoral até o momento.
Com informações de Tribunal Superior Eleitoral