Foi deflagrada dos dias 9 a 12 de setembro a Operação Capivara, no Parque Nacional Serra da Capivara, que fica localizada no Sul do Piauí. A operação tem o objetivo de combater crimes ambientais e na ocasião foram flagrados várias pessoas caçando animais silvestres na região. Todos os envolvidos responderão um processo por crimes ambientais.
A fiscalização na região da Serra da Capivara foi reforçada nos 91 mil hectares do parque, que abarca vários municípios como São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, João Costa e São João do Piauí.
Durante a ação, a polícia prendeu um homem em posse de 150 gramas de cocaína. Ele estava trafegando em um veículo na Rodovia PI-140. Foi apreendida também uma espingarda de caça.
A operação contou com a presença da Polícia Rodoviária Federal, Policia Militar do Piauí e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A ação veio iniciar um mês após caçadores matarem um vigilante que ficava na unidade de preservação. O crime aconteceu no dia 18 de agosto.
Entenda o caso
Um vigilante do Parque Nacional da Serra da Capivara, identificado como Edilson Pereira dos Santos foi morto no dia 18 de agosto com um tiro efetuado por caçadores durante uma abordagem do vigilante para repreender o crime. Ele chegou a ser socorrido com vida mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. As informações era de que houve uma troca de tios e o vigilante acabou sendo acertado.