A Polícia Rodoviária Federal (PRF) multou 1.094 motoristas na primeira semana da Operação Duas Rodas, realizadas nas BRs 316 e 343, incluindo trechos no interior do Piauí e zona urbana da capital. O balanço inicial foi informado pela superintendência da PRF.
Segundo dados da PRF, a infração de trânsito mais comum foi pilotar motocicleta sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A vistoria culminou também na apreensão de 252 motocicletas em situação irregular.
A não utilização do capacete foi a segunda infração de trânsito mais cometida na execução da operação, seguido de atraso no licenciamento e ultrapassagens irregulares.
A segunda fase da operação Duas Rodas começou na BR-316. A Operação tem como objetivo impedir a elevação da quantidade de acidentes e infrações envolvendo motocicletas no estado.
De acordo com a PRF, a maior parte desses acidentes e infrações são provocados por fatores humanos como imprudência, desrespeito à legislação, falta de habilitação para conduzir, não utilização, ou uso incorreto, de equipamentos de segurança como o capacete tanto para o condutor de uma motocicleta, bem como excesso de passageiro em motocicletas.