Projeto visa criar sessões de cinema reservadas para público autista em Teresina

A proposição prevê que os cinemas locais deverão reservar, ao menos uma sessão mensal, aos domingos, voltada ao público autista, denominada “Sessão Azul”.

28/10/2019 - 15h58

Com o intuito de contribuir para a inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o vereador Deolindo Moura (PT) protocolou na Câmara Municipal de Teresina (CMT) o Projeto de Lei que institui o Programa Cinema Sessão Azul, seguindo o modelo já aplicado em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal.

 Projeto visa criar sessões de cinema reservadas para público autista em Teresina.

A proposição prevê que os cinemas locais deverão reservar, ao menos uma sessão mensal, aos domingos, voltada ao público autista, denominada “Sessão Azul”. O parlamentar explica que o objetivo é adaptar o ambiente do cinema às crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias.

“A proposta é que essas sessões especiais contem com iluminação reduzida, som mais baixo, volume regular e seja dispensada a exibição de trailer. Sabemos que essas crianças e jovens são mais sensíveis. Por isso, é necessário o tratamento diferenciado para que elas também possam aproveitar a atividade. Nesse sentido, mais do que proporcionar o lazer, queremos também colaborar para o trabalho terapêutico, de modo que os pais possam estar cada vez mais engajados no processo de tratamento”, ressalta Deolindo Moura.

O projeto, protocolado no último dia 2 de outubro, está tramitando na Câmara e, em breve, passará pelas duas votações necessárias antes de ser encaminhado ao prefeito Firmino Filho para sanção, caso aprovado pelos vereadores.

Fonte: Cidade Verde.