Para um bom desempenho escolar dos alunos é necessário garantir uma boa saúde auditiva e de visão, por isso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) irão ampliar a ação que foi sucesso ano passando com a distribuição de 544 óculos, com a finalidade de continuar oferecendo consultas gratuitas e disponibilizar óculos e aparelhos auditivos para um número maior de crianças.
Os gestores das duas pastas planejam o funcionamento dos programas em 2018, o público-alvo contemplará as turmas de ensino fundamental, do 1º ao 3º ano, além da educação infantil. No ano passado 14 mil crianças passaram pela triagem. O intuito é dobrar o número de atendimentos oftalmológicos, passando de 1.954 consultas para 2.592. Já na assistência auditiva, os alunos terão garantia de tratamento a partir do diagnóstico, mesmo que necessite ou não do aparelho auditivo.
Os professores da rede pública municipal são capacitados para fazer uma triagem inicial e encaminhar para exames mais detalhados as crianças que apresentarem problemas. Segundo o diretor de Ações Assistenciais da FMS, Francisco Pádua, após a identificação dos agravos, os professores enviam planilhas para a Fundação com registro dos escolares que necessitam das consultas, que serão agendadas.
“O atendimento com otorrinolaringologista e fonoaudiólogo será realizado no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, que prestará o acompanhamento adequado e fornecerá o aparelho auditivo se necessário. Já no programa de assistência oftalmológica, as crianças com dificuldades são encaminhadas via Sistema de Marcação de Consultas para o consultório Itinerante do Programa Saúde na Escola, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), que realiza a consulta com dois oftalmologistas nos turnos manhã e tarde, bem como confecciona os óculos no mesmo dia”, disse o diretor de Ações Assistenciais da FMS, Francisco Pádua.
Consultas gratuitas irão disponibilizar óculos e aparelhos auditivos para crianças. Fota: Ascom Semec