Região dos Carnaubais recebe apoio em renegociação de dívidas de produtores

Programa Piauí Empreendedor está realizando oficinas orientando produtores rurais

20/12/2017 - 10h03

Dando prosseguimento ao fortalecimento de potencialidades dos territórios piauienses, na última segunda-feira (18), aconteceu o programa Piauí Empreendedor, na região dos Carnaubais, que disponibilizou várias oficinas capacitando produtores rurais a melhor se desenvolverem.


Programa Piauí Empreendedor está desenvolvendo os territórios piauienses. (Foto: CCOM).

A iniciativa, realizada pela Secretaria do Estado do Planejamento (SEPLAN), está fortalecendo cadeias produtivas estratégicas nos territórios de desenvolvimento do Piauí.

No Território dos Carnaubais, a oficina realizada foi a de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que aconteceu na Câmara Municipal de Campo Maior, na segunda-feira (18) e envolveu produtores rurais, associações, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Emater e Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR).

Um dos destaques destas oficinas é a possibilidade, que está sendo dada pelas instituições financeiras, dos produtores rurais negociarem suas dívidas. O Governo do Estado entende que isso pode canalizar melhor o movimento da economia, já que muitas dívidas estão acumuladas e não negociadas, e isso acaba refletindo em uma parada no crescimento das regiões.

A Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) está sendo realizada também de maneira que ocorra uma ampliação na produção e inserção de novos produtos nos mercados.

Temas como "Mercado e Estratégia de Comercialização para Ovinocultura", "Situação Atual - Visão dos Produtores dos Carnaubais", "Ações para enfrentar os desafios do Território" e "Pré-requisitos para acesso ao crédito rural" foram também explorados na oficina.

Diversos setores já receberam oficinas do programa Piauí Empreendedor, tais como Cajucultura, Leite, Piscicultura, Leite, entre outros. Iniciativas e programação semelhante deverão continuar ocorrendo nos próximos meses, o que é muito bom para a economia piauiense.