Saliceu é lançada no Campus Clóvis Moura

Foi realizada no evento a palestra do escritor piauiense Nathan Sousa sobre a poesia brasileira do século XXI

14/09/2017 - 15h35

O lançamento da 2ª edição Salão do Livro do Dirceu (Saliceu) que vai ser promovido  de 20 a 22 de setembro aconteceu na noite desta quarta (13), no auditório Goethe Sandes, do Campus Clóvis Moura, da Universidade Estadual do Piauí. O salão do livro tem esse ano como tema “A Arte existe porque a vida não basta”, em menção a citação do escritor Ferreira Gullar.

O lançamento teve a presença da Administração Superior da UESPI, escritores, docentes e alunos do campus e de escolas públicas do bairro. Foi realizada no evento a palestra do escritor piauiense Nathan Sousa sobre a poesia brasileira do século XXI, e a participação musical com o músico Dário Marreiros.

Segundo o professor, poeta e letrista, Nathan Sousa, é bastante importante viver esse momento de investimentos em salões de livros e feiras literárias. Ele que já ganhou prêmios literários, como o Prêmio Machado de Assis (2015), e destinando a vida a escrever, crê que promover a leitura é o caminho. “Quanto mais você debate, quanto mais você apresenta características da obra de um autor, mais o público vai ter interesse de buscar essa leitura”, explica.


Auditório Goethe Sandes, do Campus Clóvis Moura, da Universidade Estadual do Piauí. Foto: Ascom/UESPI

Esse ano, a edição homenageará o cientista político e social, Clóvis Moura, personalidade piauiense que dá nome a universidade do bairro Dirceu Arcoverde.

De acordo com o professor Pedro Pio, pesquisador e curador do acervo do homenageado, é uma honra levar o nome de Clóvis Moura para o Saliceu. “Ele tem tudo a ver com o Salão, porque ele é uma política de democratização da literatura, da escrita e do pensar. Converge também com o próprio campus que trabalha pela democratização do saber, com o bairro que tem pessoas lutadoras desde sua origem”, declara o professor de História do campus. De acordo Pedro Pio, no Saliceu o memorial do Clóvis Moura será aberto nos três turnos do evento com suporte de monitores que irão demonstrar sobre vida e obra do autor. O memorial foi colocado no campus este ano em comemoração aos 15 anos de fundação do prédio.

A pró-reitora adjunta de Ensino e Graduação, Eliene Pierote, representou o reitor na oportunidade, e falou estar agraciada com a realização de mais um salão do livro na universidade. Segundo ela, incentivar eventos como estes edificam a educação da universidade e do estado do Piauí.

 “É muito importante difundir dentro da universidade o universo da leitura, e aproximar a comunidade para esse mundo”, ressalta o diretor do campus, Renê Aquino.Salão do Livro do Dirceu
O Saliceu é o resultou de uma pacto da Uespi, da 21ª Gerência Regional de Educação, do Núcleo de Estudos e Assessoramento Político Educacional (Neape), com suporte do Governo do Estado por meio  da Secretaria do Estado de Educação (Seduc) e da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e da emenda do deputado estadual João de Deus.

O deputado pontua que o Salão do livro é a maior experiência que o estado desenvolve, por conta disso apoia e promove. “Tivemos uma avaliação altamente positiva do primeiro salão, agora estamos no segundo e queremos que seja melhor ainda, e acho que tem tudo pra ser. No ano passado a Uespi deu o espaço, mas agora ela faz parte da montagem de toda proposta do salão”, afirma  João de Deus. Segundo ele, é importante ter a universidade participando, porque é um ambiente democrático e rotativo. “Trazer as escolas da rede básica para apreciar o salão do livro, também é importante porque esses jovens já passam a lidar com a realidade da universidade”, declara.

De acordo com o organizador do evento, Francisco Costa, a maior meta dos salões de livros é a aproximação do livro ao leitor. “Esse ano 31 escolas públicas vão ter acesso ao salão. Todo dia vai ter ônibus disponível para trazer as crianças para o salão, além dos alunos de escolar particulares e a comunidade do bairro”, afirma.

A programação do Saliceu terá palestras, oficinas, lançamento de livros, saraus poéticos, narração de histórias, shows musicais e bate-papos literários. O professor Wellington Soares, organizador do salão, afirma que nos saraus literários cada noite haverá um grupo de Teresina se apresentando com um tema específico. “Como é o caso do Tensão, Tesão, Criação do Demétrios Galvão e João Henrique. Vamos ter o Machado Júnior e o Toti, vamos ter atrações musicais. Já estão confirmadas a banda Top Gun, o Teófilo Lima e a Bia os Becks”, pontua.

O professor Werton Costa, será um dos docentes da Uespi que marcará presença no evento, ele e membros da União de Escritores do Itararé, apresentarão a roda de conversa Espaços e Tempos da Literatura. “Vamos fazer uma discussão que vai ligar o saber acadêmico ao saber popular, e falar da contribuição da história e geografia para literatura e vice-versa”, explica o professor de Geografia do campus.

O Saliceu estará presente no evento  nomes do cenário nacional, como Ana Miranda, Salgado Maranhão, Celso Borges e Beto Ehongue, além de escritores locais como Cineas Santos, Feliciano Bezerra, Pedro Pio, Shirley Alves, e demais.

Da Redação RPiauí

Com informações de: Redação/RPiauí