O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com edital aberto para selecionar até cinco novos Pequenos Negócios Inovadores para o projeto “Capitalizando empresas inovadoras”, que terá R$ 45 milhões de fundos para investimentos nos novos empreendimentos.
De acordo com Vinicius Lages, diretor de Administração e Finanças e presidente em exercício do Sebrae, o objetivo é investir recursos e pequenos negócios inovadores. “Além do fomento a novas práticas pelas micro e pequenas empresas, o Sebrae vai passar a investir recursos em pequenos negócios inovadores; estamos atuando de forma estratégica para garantir empresas mais competitivas”, explicou.
Segundo pesquisa do programa InovAtiva Brasil, a maior plataforma brasileira de pré-aceleração de startups, um dos maiores desafios para jovens empresas inovadoras é o acesso a capital. A pesquisa mostra que pelo menos 40% das startups que fecharam as portas nos últimos três anos passaram por dificuldade de acesso a capital.