Secretaria de Saúde planeja início de mutirões de cirurgias de catarata

A meta é que mais de 7 mil pessoas sejam beneficiadas no ano de 2018

11/01/2018 - 13h03

Ontem, 10, o secretário de Saúde, Florentino Neto, se reuniu com sua equipe e o deputado estadual, Assis Carvalho, para tratar do investimento no Multirão de Cirurgias Eletivas, através de emenda parlamentar no valor de R$ 5,5 milhões.

A previsão, segundo o secretário, é que neste primeiro trimestre, os hospitais iniciem a executar o calendário de atendimento e realização das cirurgias. A meta é que mais de 7 mil pessoas sejam beneficiadas. “Nós estamos programando esses mutirões para que a gente possa realizar muito mais. O deputado Assis Carvalho colocou uma emenda de R$ 5,5 milhões e tivemos um diálogo com o ministro da Saúde Ricardo Barros e com senador Ciro Nogueira, que se comprometeram a complementar esse recurso, para que a gente possa atingir a todos que necessitam de cirurgia catarata no estado do Piauí”, justificou Florentino.


O Mutirão realizou mais de 250 procedimentos entre cirurgia de catara na região litorânea do estado /Crédito: Cidade Verde

No ano passado, o Mutirão de Cirurgias Eletivas realizou, em dez hospitais regionais, mais de 600 cirurgias de catarata, um percentual de 30% do total de 2.053 cirurgias em diversas áreas. Quatro hospitais realizaram os procedimentos: Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba; Dr. Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes; Regional Júlio Hartman, em Esperantina e Gerson Castelo Branco, em Luzilândia.

Na próxima quarta, dia 17, técnicos da Secretaria de Saúde devem ser reunir para apresentar o formato e os hospitais que deverão realizar dos mutirões de cirurgias de catarata.

Segundo dados, mais de 350 mil pacientes piauienses, com um perfil acima dos 60 anos, estão com catarata.