O projeto de lei que cria a Universidade do Delta do Parnaíba (UFDpar) foi aprovada nesta terça-feira (27). A proposta passou pela Comsissão de Educação do Senado, em seguida, foi aprovada pelo plenário. Foi garantido a autonomia financeira e adminstrativa da universidade.
única representante piauiense na comissão, a senadora Regina Sousa (PT), explica o motivo para o retorno do texto à Câmara Federal, porque foi incluído de última hora, a criação da Universidade Federal do Agreste Pernambucano.“Não houve qualquer mudança em relação à UFDPar”, garante a senadora. Ela disse que o governo tem interesse em aprovar também a aprovação da universidade em Garanhuns. Vale lembrar que o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), é pernambucano.
Regina lembra que o governo tem interesse em aprovar também a aprovação da universidade em Garanhuns. / Crédito: Reprodução
Ainda segundo a senadora, o Governo Federal não terá despesas adicionais com o desmembramento da Universidade do Delta do Parnaíba da UFPI. “O campus já está estruturado em Parnaíba. Já tem cursos de Medicina, Odontologia, entre outros. São muitos cursos. Já existe inclusive hospital-escola”, disse a senadora.
Regina Sousa ainda conclui afirmamdo que a criação da universidade é sempre uma boa notícia, e a ideia vem desde os períodos dos governos Lula e Dilma. "Faz tempo que a gente luta pela Universidade do Delta do Parnaíba. E, agora, é só uma questão de garantir a autonomia. A UFDPar deixa de ser um campus para ser uma universidade federal”, conclui a petista.