O prefeito de Teresina, Firmino Filho, assinou decreto nesta quinta-feira dando ponto facultativo para as servidoras públicas municipais amanhã, 08 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Nesse dia, fica facultado o registro de frequência às mulheres, ressalvados os serviços essenciais e de interesse público, que deverão ser realizados normalmente.
Servidoras municipais de Teresina terão ponto facultativo no Dia da Mulher.
Atualmente, a gestão municipal conta com quatro pastas coordenadas por mulheres: a Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias; Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres; a Superintendência de Desenvolvimento Rural e a Fundação Wall Ferraz.
No decreto é destacado que as mulheres representam uma luta que se arrasta desde o século XIX, bem como os movimentos “Women’s March”, nos Estados Unidos, e o Ni Uma a Menos”, na América Latina, cujo objetivo é chamar a atenção para a importância do trabalho feminino nos diversos setores da sociedade, mas também levantar bandeiras como o combate ao feminicídio, a luta pela equiparação salarial, pela licença-maternidade e paternidade estendida, e pela equidade de gênero em todas as esferas.
“O prefeito entende a importante contribuição da mulher na prestação dos serviços na gestão municipal, e, portanto, nada melhor do que dar visibilidade a essas mulheres e homenageá-las, reforçando a simbologia da data”, afirmou Raimundo Eugênio, secretário municipal de Governo.