Nesta terça-feira (19), funcionários do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vão iniciar uma greve, onde pretendem parar os serviços por tempo indeterminado. O movimento vai atingir os 1400 servidores da instituição.
A greve é nacional e vai atingir 13 hospitais que estão sendo comandados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A paralisação deve manter apenas 30% dos funcionários nos serviços essenciais. A marcação de consultas vai estar indisponível no período da paralisação.
Proposta
O movimento foi deliberado após a empresa não entrar em acordo com as reivindicações apresentadas pela categoria. Segundo Marcone Lobinho, delegado sindical regional, a Ebserh não aceitou propostas como o reajuste salarial, o pagamento do adicional de insalubridade e do auxílio-alimentação.
Hospital Universitário
O Hospital Universitário da UFPI foi inaugurado no dia 09 de novembro de 2012, quando o reitor ainda era Luiz de Sousa Santos Júnior. Antes da inauguração, já havia sido assinado um pré-contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em 14 de agosto de 2012. O contrato de gestão foi firmado em 8 de abril de 2013 pelo atual reitor, José Arimatéia Dantas Lopes, com isso a empresa passou a ser responsável pela gestão do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí.