Complexo de Sete Cidades sobe de categoria no Mapa do Turismo Brasileiro

O roteiro é flexível e analisa a evolução ou não dos municípios envolvidos ano a ano

19/02/2018 - 15h09

O Mapa do Turismo Brasileiro foi atualizado em relação a categorização dos municípios e com isso o complexo Sete Cidades, no Piauí, registrou um crescimento no setor. Compõe o núcleo turístico de sete cidades, em nosso estado, os municípios de Avelino Lopes, Cajueiro da Praia, Francinópolis, Ilha Grande, Miguel Leão, Pedro II e São Raimundo Nonato.

Essa atualização é importante para detalhar o desempenho da economia a partir do turismo e orientar as políticas públicas, bem como mostrar em que regiões deve se investir mais recursos. 

O Ministro do Turismo, Marx Beltrão, fez questão de ressaltar o potencial que Cajueiro da Praia tem na prática de esportes radicias, como o Kitesurf, que pra ele é a porta de entrada para as belezas do Delta. “A melhoria de destinos a exemplo de Cajueiro da Praia, que dá acesso à famosa Praia de Barra Grande, ideal para a prática de kitesurf, e Ilha Grande, porta de entrada para as belezas do Delta do Parnaíba, mostra que as cidades têm trabalhado para fortalecer a atividade turística.


Barra Grande é uma das melhores atrações turísticas no Piauí, segundo o MTUR / Crédito: Reprodução Internet

Segundo o ministro, ainda há um monitoramento quanto a evolução do turismo no local, o que requer maiores investimentos. "No que diz respeito ao Ministério do Turismo, estamos atentos às demandas do setor, como melhoria de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços”, frisa o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Mas nem tudo são flores no turismo local. Três cidades do estado tiveram uma queda na suas categorias. São elas: 
Campo Maior, Corrente e Lagoa do Barro do Piauí.