No dia 30 de maio de 2018, Teresina e mais quatro municípios terão, exclusivamente o sinal digital de televisão. O processo de migração está sendo operacionalizado pela entidade não governamental, Seja Digital e já ocorreu em mais de 300 cidades brasileiras, cerca de 300 mil domicílios serão afetados com a mudança, só em Teresina, as outras cidades terão o sinal analógico desligado, são Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Nazária e a cidade vizinha de Timon, no Maranhão.
A empresa Seja Digital realiza por todo o país, campanhas informando a população sobre a instalação da antena, após o desligamento do sinal analógico, as TV's de tubo e de telas planas fabricadas até 2010, precisarão de antena e conversor. Já as TV's planas mais recentes disponíveis no mercado com quatro botões coloridos, precisarão somente da antena. A diretora de comunicação da Seja Digital, Patrícia Abreu, que esteve na cidade, explicou em uma palestra, que a mudança faz parte da modernização digital que já acontece em todo o mundo. “Em Teresina, nós já iniciamos essa divulgação na região da Santa Maria da Codipi, Poti Velho e Promorar. É importante destacar que o apoio das lideranças comunitárias e religiosas, tem permitido que tenhamos sucesso nessa campanha e dessa forma, nossa mobilização social seja correta”, declarou a gerente regional da Seja Digital, Luciane Soares.
Uma vantagem dessa modernização do sinal é que será possível implementar a internet 4G, que funciona melhor para a população, porque cobre melhor o território. Com isso, as periferias passam a ser melhor atendidas, como também, melhora o sinal nos condomínios fechados e permite uma banga larga mais veloz.
O sinal analógico das televisões será desligado. Foto: José Aves Filho.
A Seja Digital, visando atender a comunidade de baixa renda, disponibilizará 140 mil kits gratuitos, contendo uma antena, suporte, cabos de instalação e conversor, para a população de menor renda atendida pelo Governo Federal. Para saber se tem direito ao kit, deve-se acessar o site sejadigital.com/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o número de identificação social (NIS) em mãos. Após essa confirmação, é preciso agendar dia, horário e local.