Surto de dengue pode ocorrer no Piauí em 2020

O estado está em alerta para a circulação do vírus tipo 2, com o qual boa parte da população nunca teve contato.

20/02/2020 - 08h51 - atualizado 21/02/2020 - 11h49

O Piauí é um dos 11 estados que pode ter surto de dengue em 2020, de acordo com o Ministério da Saúde. O estado está em alerta para a circulação do vírus tipo 2, com o qual boa parte da população nunca teve contato.

Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Piauí, Amélia Costa, a baixa cobertura de saneamento básico no estado é um dos fatores que explica os mais de 8 mil casos prováveis da doença registrados em 2019.

 Surto de dengue pode ocorrer no Piauí em 2020.

Segundo ela, a baixa cobertura do saneamento básico tem sido o principal obstáculo no combate ao mosquito.

“Temos cidades com esgoto a céu aberto. Ainda temos criadouros formados pelas fontes de contaminação dos próprios ambientes, dos próprios riachos, dos açudes, pela falta de saneamento”, falou Amélia Costa.

Ela falou que isso é um problema recorrente no Piauí, onde mais 23% da população não tem abastecimento de água adequado e o serviço de coleta de esgoto só alcança seis de cada dez habitantes, segundo o Instituto Trata Brasil.

 Sem serviço de saneamento apropriado, as pessoas tendem a armazenar água de forma incorreta, o que favorece a proliferação do mosquito que transmite a dengue.

No ano passado, foram registrados 59 casos prováveis de zika e 898 de chikungunya. Os municípios de Alvorada da Gurguéia, Simplício Mendes, Pavussu, Curimatá e Sebastião Leal, que tiveram as maiores taxas de incidência de dengue, devem ter atenção redobrada. O mesmo vale para Teresina, cidade que registrou o maior número de notificações da doença: quase 4,7 mil.

Fonte: Meionorte.