O município de Valença do Piauí (distante 210 quilômetros de Teresina) recebe nesta terça-feira (10) o 38º Seminário de Formação de Controladores Oficiais e Ouvidoria Itinerante promovido pelo o Tribunal de Contas do Estado (TCE/PI). Participam do evento gestores municipais, vereadores, secretários e servidores da região de Valença.
Representando o presidente do TCE-PI, o conselheiro Kléber Eulálio disse que um evento como o seminário serve para os gestores, cidadãos e demais servidores se capacitarem quanto ao exercício do controle social da gestão pública. “Esses eventos demonstram a preocupação do TCE-PI em preparar os gestores para a administração correta, eficiente e eficaz. Ao mesmo tempo, são uma forma de estimular o cidadão a fiscalizar a gestão, oferecendo os instrumentos e canais para que ele possa identificar e denunciar eventuais irregularidades, ajudando assim no controle da gestão pública”, explicou.
O auditor de Controle Externo da Diretoria de Fiscalização de Atos de Pessoal (DFAP) disse que o Regime Próprio exige gestão responsável e comprometida por parte dos gestores.
Durante todo o dia serão realizados minicursos com temas relativos à administração pública e às atividades do TCE-PI, como licitações e contratos, obras públicas, administração tributária, prestação de contas e Sistema Web.
Segundo o Tribunal de Contas do Piauí, até junho devem ser realizados mais quatro seminários.