O presidente Michel Temer declarou que não pretende acabar com o Bolsa Família e que o programa deve receber um aumento em breve, na última quarta-feira (14).
Temer fez uma declaração durante a sua participação na abertura do Fórum Econômico Mundial para a América Latina. “Eu não estou pregando isso (a eliminação do Bolsa Família), estou pregando a manutenção, que aliás, ganhou um aumento no início do meu governo e deverá muito proximamente ganhar um novo aumento. Então, estamos pregando que haja uma evolução no tópico da responsabilidade social”, declarou o presidente.
Ainda segundo o presidente, o objetivo do atual governo evoluir os programas assistencialistas agora, para que nos próximos anos eles não estejam nas pautas do país, e possam ser eliminados a longo prazo. “Nós precisamos progredir e, por isso, lançamos muito recentemente um programa chamado Progredir, que é para dar emprego aos filhos daqueles desfrutantes do Bolsa Família. Porque, ao longo do tempo esse pessoal vai se incluindo na sociedade e ao longo do tempo, digo eu, quem sabe, possamos eliminar essa questão do Bolsa Família”, explicou Temer.
Temer não deu detalhes sobre o aumento, mas disse que o programa é prioridade de sua gestão. Ele também enfatizou que as principais iniciativas de seu governo na área de responsabilidade fiscal, como é o caso da reforma trabalhista, a limitação dos gastos públicos, e outras medidas que contribuíram para o fim da recessão econômica.