Teresina: Coleta de vidro representa 35% do material reciclado

O vidro é o material que mais demora a se decompor na natureza, podendo durar uma milhão de anos para se reciclar

21/02/2018 - 11h20

O vidro é o material que mais demora a se decompor na natureza, podendo durar uma milhão de anos para se reciclar, causando impacto ao meio ambiente. A Prefeitura distribuiu em Teresina, 14 locais de Entrega Voluntária de resíduos recicláveis, que tem o objetivo incentivar a coleta seletiva e a sustentabilidade. 

Em janeiro deste ano, mais de 55 toneladas de lixo reciclável já foram coletadas, sendo que deste total, cerca de 19,42 toneladas de vidro foram coletadas. O que representa 35,21% de todo o material colhido em Teresina. 

Objetos como espelhos, refratários, vidros temperados, cristais, lâmpadas, ampolas de remédio, louças de porcelana ou cerâmica fazem parte dos vidros não recicláveis. Já garrafas de bebida, potes de conserva, frascos em geral, copos e vidros de janela podem ser entregues nesses pontos para reciclagem.


Os coletores de lixo recicláveis estão distribuídos em 14 pontos na cidade / Crédito: Portal O dia


 
O descarte do vidro exige um cuidado rebodrabo. A coordenadora de Limpeza Pública da Prefeitura de Teresina, Lilian Guimarãesm alerta para os cuidados no manuseio dos vidros até os locais de coleta.  “Embora os coletores usem Equipamentos de Proteção Individual (EPI), os vidros podem machucá-los no momento do manejo da coleta. Por isso, inteiros ou em cacos, é necessário envolver os objetos em camadas de papel ou jornal antes de serem descartados"


A reciclagem do vidro promove a diminuição com os custos de limpeza urbana, além da redução do consumo de matérias-primas retiradas da natureza e do volume em aterros sanitários.