Quem precisar recorrer à urgência odontológica, em Teresina, terá esse serviço à sua disposição durante 24 horas, todos os dias da semana. A assistência, que faz parte da restruturação do setor de saúde bucal do município, é oferecida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em seis locais, espalhados em todas as zonas da cidade.
O serviço de urgência odontológica 24 horas agora está disponível na zona Sul: na UPA do Promorar e no Hospital do Monte Castelo; na zona Leste: na UPA do Satélite; na zona Sudeste: na UPA do Renascença e na zona Norte: no Hospital da Primavera e no Hospital da Santa Maria da Codipi. Para ter acesso, basta que a população compareça ao local.
O odontólogo da FMS, Dante Freitas, cita alguns casos de urgência odontológica que necessitam de atendimento especializado. “Podemos citar abcesso dentário (acúmulo de pus), inchaço, dor e traumas dentários”. Ele alerta ainda que as pessoas devem ter higiene bucal para evitar problemas bucais e no organismo, além de ir periodicamente ao dentista nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O presidente da FMS, Charles Silveira, explica ainda que há previsão de criação de dois ambulatórios de prótese dentária. “Hoje, temos 37 equipes de Unidades Básicas de Saúde que realizam a implantação de prótese dentária (dispositivo que substitui dentes perdidos). Até dezembro, as demais UBSs poderão encaminhar usuários que necessitam desse serviço para dois novos locais”.