O aposentado teresinense Jobson Paulo da Cunha, 53 anos, denuncia falhas no Centro de Operações Policiais Militares – COPOM do Piauí. Ele conta que, só em 2018, tentou acionar a Polícia Militar três vezes através do 190 e que nenhuma destas ocorrências chegou a ser atendida por policiais.
Teresinense denuncia falha no 190: "A polícia nunca chega".
“A polícia nunca vem, nunca chega”, conta o aposentado. Jobson mora no Bairro de Fátima, na zona Leste de Teresina. A última vez que ele precisou da polícia foi no último dia 26 de outubro. Por volta das 11h30 a casa onde ele mora foi invadida por dois bandidos. Sua esposa percebeu a ação e ligou para o 190.
“Disseram que iam mandar policiais e nunca chegaram. Os bandidos só foram embora porque perceberam a presença da minha esposa. Caso contrário, tinham arrombado as portas de dentro e entrado”, acredita Jobson.
A outra vez que Jobson precisou da polícia foi no dia 12 de junho de deste ano. O aposentado estava se arrumando para ir ao aniversário de um sobrinho quando percebeu que dois cadeados de sua casa estavam arrombados. Ele também ouviu um barulho estranho. Mais uma vez a PM foi acionada através do 190, mas os policiais não foram ao endereço, de acordo com a denúncia.
“Quem ligou nesse dia foi o pai do meu sobrinho, que é coronel e mesmo assim a polícia não foi. É um descaso muito grande. Se o Copom tivesse, pelo menos, acionado uma viatura dava pra ter feito alguma coisa. A quem serve a inoperância e ineficiência do serviço 190 da Polícia Militar do Estado do Piauí? Aos cidadãos, como é o meu caso, é que não! Pode ser aos bandidos, que aproveitam do descaso para agir sem temer ser surpreendidos por agentes responsáveis por nossa segurança”, lamenta Jobson.
PM nega problema
A relações públicas da Polícia Militar, tenente coronel Elza Rodrigues, informou que o COPOM não tem registro de problemas de atendimento a nenhuma ocorrência.
“A polícia atende toda ocorrência”, ressalta. A oficial nega que a PM passe por algum problema e diz que os casos citados pelo aposentado Jobson devem ter sido pontuais.
“Não estamos com problema de atendimento. Se aconteceu algo, foi pontual”, defende a relações públicas.
Com informações de Cidade Verde.