Tiangong-1 foi a primeira estação espacial da China e deve cair na terra no dia 31 de março. Essa foi a data divulgada pelos cientistas que acompanham o módulo de oito toneladas desativado em 2016.
Os pesquisadores apontaram uma margem de erro de três dias, para mais ou para menos, embora o dia 31 de março seja a estimativa mais precisa.
No momento, não é possível determinar a queda exata do Tiangong-1. Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), a queda pode ocorrer entre os paralelos 43 norte e 43 sul.
Em outras palavras, a nave pode cair em qualquer lugar da América do Sul, África, Oceania, ou em amplas áreas da Ásia e da América do Norte, no sul da Europa ou nos oceanos.
Segundo especialistas, o mais provável é que o módulo de oito toneladas caia no mar. Um relatório da Administração Nacional do Espaço da China em 2016 revelou ser impossível controlar a reentrada da Tiangong-1 na atmosfera terrestre.
Felizmente, a maior parte do satélite vai queimar durante a descida, mas peças de até 100 quilos podem cair inteiras e em alta velocidade.
Tiangong 1 foi uma estação espacial desenvolvida pela agência espacial chinesa CNSA que foi lançada para o espaço para ser colocada em órbita em 29 de setembro de 2011. Em março de 2016, a estação foi desativada, sendo substituida pela Tiangong 2 em setembro do mesmo ano.
*Reportagem de Helorrany Rodrigues, supervisão Pedro Henrique Santiago