O futebol do Piauí, mais uma vez, vai passar pelos tribunais para ter seu futuro definido, hoje (17), às 19 horas. O Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí irá o julgar o Parnahyba pela escalação do jogador Felipe Gracês, de 17 anos na Copa Piauí. Competição que previa em seu regulamento a escalação de jogadores entre 1996 e 1999.
Uma das partes interessadas no processo, o River, anexou junto ao tribunal, o pedido para que o Paranhayba perdesse os pontos e fosse excluído da competição. Se o clube do litoral piauiense for penalizado na Comissão Disciplinar, pode chegar a perder até 12 pontos.
Com esse cenário de perda de pontos, o Parnahyba pode cair na tabela de classificação e parar na última colocação, além de ceder ao River a chance de disputar a final com o 4 de Julho. Equipe que se classificou como líder do campeonato.
Do lado do Paranahyba, a diretoria nega ter descumprido o regulamento, uma vez que o Regulamento Geral de Competições da CBF afirma que jogadores de a partir de 16 anos podem jogar profissionalmente.
Julgamento do caso Felipe Garcês deve levar uma hora de duração / Créditos: Cidade Verde
ENTENDA O CASO
O Parnahyba escalou por três jogos na Copa Piauí 2017, o jogador Felipe Garcês que nasceu no ano 2000 e apareceu como aposta da base do Parnahyba há quatro anos. O jogador nascido no litoral do estado atuou em três partidas e foi relacionado em um jogo.
FLAMENGO/PI TAMBÉM DEVE SER PUNIDO
Além do Tubarão do Litoral, a Federação de Futebol do Piauí acionou o Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí por considerar que Kleilson e Zhizhal, do Flamengo-PI, foram utilizados de forma irregular na Copa Piauí. Esses dois nascidos no ano 2000 também foram inscritos no campeonato e disputaram todos os jogos pelo o Leão. O Flamengo/Pi por si só, admite o erro e é consciente que pode perder os 6 pontos conquistados.
Tribunal vai julgar na noite de hoje (17) somente o caso do Parnahyba / Créditos: Globoesporte.com
QUEM SÃO OS JULGADORES
O Caso Garcês é o único processo que será apreciado pela Comissão Disciplinar do TJD-PI, na noite de hoje. O julgamento será presidido per Marcelo Pio e composta por outros quatro auditores: Gerson Morais, Júlio Cesar Filho, Ricardo Abdala Cury e Carlos Richard.