Nessa terça-feira (25), 25 cidades do Piauí tiveram o reconhecimento de situação de emergência pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração. Com a publicação do decreto no Diário Oficial da União, o Estado vai passar a receber recursos extras do Governo Federal com a finalidade de tratar dos problemas relacionados a seca.
O problema se agravou nas cidades pelo fato das chuvas não terem chegado a quantidade ideal para abastecer os principais reservatórios. A seca também prejudicou a agricultura da região, resultando na perda de mais da metade da produção. O decreto passa a ter validade pelo prazo de 180 dias.
As cidades que vão receber ajuda do governo são : Anísio de Abreu, Aroeiras do Itaim, Assunção do Piauí, Avelino Lopes, Brejo do Piauí, Campinas do Piauí, Caracol, Conceição do Canindé, Curimatá, Dom Expedito Lopes, Floresta do Piauí, Itainopólis, João Costa, Júlio Borges, Monsenhor Hipólito, Patos do Piauí, Paulistana, Pedro Laurentino, Pimenteiras, Santana do Piauí, Santo Inácio do Piauí, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio, Simplício Mendes e Vera Mendes.