Vacinação contra a gripe inicia em Teresina nesta quarta-feira (10)

As doses da vacina já estão sendo distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural do município e ficarão disponíveis até o dia 31 de maio, quando a campanha se encerra.

08/04/2019 - 16h40

Teresina inicia oficialmente a campanha contra a gripe (Influenza A/H1N1) a partir desta quarta-feira (10). As doses da vacina já estão sendo distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural do município e ficarão disponíveis até o dia 31 de maio, quando a campanha se encerra. O Dia D de mobilização será dia 4 de maio.  

A rede pública municipal de saúde da capital deve receber 230 mil doses de vacina contra a Influenza em 2019. Já chegaram à capital quase 82 mil doses e novas unidades da imunização devem chegar ainda esta semana. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, as vacinas serão distribuídas em 104 locais.

O presidente da FMS, Charles Silveira, alerta para a importância da adesão da população à vacina: “As notícias falsas que circulam sobre a imunização contra a gripe dificultam a cobertura vacinal desejada. Tem pessoas que acham que a vacina causa gripe, mas é preciso que saibam que isso não corresponde à realidade e, pelo contrário, a vacina é composta por vírus inativado, é segura, previne a doença e também complicações de saúde”, afirma.

Grupo prioritário 

A lista completa do grupo prioritário que precisa receber a dose de vacina contra a gripe pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é: gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, maiores de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas de qualquer idade com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer, e outras), população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores da rede pública e privada e trabalhadores do sistema prisional.

Vacinação contra a gripe inicia em Teresina nesta quarta-feira (10). (Reprodução)

Sintomas

Um dos sintomas que a influenza A (ou H1N1) traz é a manifestação de febre alta, o que a difere de uma gripe comum. Por conta disso, quem toma a vacina está imune aos tipos de gripes mais comuns que circulam neste período. Por isso, as mulheres gestantes também podem se vacinar gratuitamente para proteger a elas e seus bebês conta o influenza vírus. Porém, para as pessoas que não se encontram na faixa de risco (confira abaixo), a vacina contra a gripe não está disponível gratuitamente. Neste caso, apenas pagando por uma dose, que tem o preço médio de R$ 130, as pessoas podem também se imunizar.

Quem deve tomar a vacina

Não há contraindicação para quem desejar tomar a vacina, mesmo quem tenha feito transplante, tenha pressão alta, diabetes e até outras condições, inclusive quem tem alergia a ovo, pode tomar a vacina. 

Quem não pode tomar a vacina

Pessoas que tem alergia grave aos componentes da vacina não devem tomar a vacina. Quais as reações? As reações são causadas pelo próprio organismo que está criando imunologia contra o vírus, mas o que pode acontecer é da pessoa vacinada sentir dor na região em que a vacina foi aplicada.