O governador Wellington Dias realizou nesta segunda-feira (04) a leitura da Mensagem Anual do governador durante solenidade de abertura dos trabalhos 19ª legislatura da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Durante leitura, ele anunciou a extinção de dez secretarias e coordenadorias do Estado. Segundo o governador, medida promoverá uma economia de R$ 150 milhões por ano.
A mensagem foi iniciada falando das dificuldades enfrentadas pelo Brasil nos últimos anos em que foi possível sentir o reflexo no Piauí, mas sempre destacando os avanços e maneiras de contornar tais dificuldades: "A oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos cresceu 277% entre 2015 e 2018, enquanto o ensino profissional teve uma expansão superior a 30%, hoje com 75 escolas técnicas espalhadas pelo Estado", disse o governador.
Confira documento completo com mensagem do governador.
A programação de abertura do ano legislativo iniciou às 9h30 com a revista da tropa na Marechal Castelo Branco, seguida da instalação da primeira sessão legislativa e recepção do governador para a Leitura da Mensagem anual. Toda a solenidade foi guiada pelo presidente da Alepi, Themístocles Filho, que disse que o Poder Legislativo vai enfrentar as demandas do povo do Piauí e demonstrar a sua independência.
"A Casa não vai se furtar de analisar e votar os projetos aprovados pelo governador Wellington Dias (PT) e de interesses da população piauiense", declarou durante a solenidade.
Extinções de secretarias e coordenadorias
Serão extintas nove coordenadorias criadas em 2017. Permanecem quatro que já existiam antes – as do combate às drogas, atenção à juventude, políticas para a mulher e Coordenadoria de Comunicação, que possui status e estrutura de secretaria.
Deixarão de existir as secretarias de Mineração e do Trabalho. A pasta que cuida da mineração vai se integrar, através de fusão, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Já a secretaria do Trabalho passa a fazer parte da estrutura da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc).