Wellington Dias defende implementação do Fundo Nacional de Segurança Pública

Declaração foi dada durante curso sobre segurança pública que ocorreu no TJ-Pi nesta quinta-feira (06).

07/12/2018 - 09h05

O governador Wellington Dias participou, nesta quinta-feira (6), do curso “Segurança Pública Comunitária Interativa: Os desafios dos três subsistemas de justiça: o policial, o penitenciário e o judicial, e o recrudescimento da violência, do crime e da criminalidade”, realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí. O evento é promovido numa parceria entre o Judiciário piauiense e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), visando capacitar a Polícia Militar e desenvolver estratégias de aproximação com a sociedade para otimizar o policiamento comunitário. 

Referência na área de segurança pública, o ex-secretário de direitos humanos do Rio de Janeiro, coronel PM Jorge da Silva, principal palestrante do evento, destacou que essa interação polícia população é fundamental para um combate eficaz da criminalidade. 

“Imaginar que a polícia sozinha vai resolver o problema da criminalidade é ilusão. Se isso fosse verdadeiro, os locais onde tem polícia numerosa não teriam crimes. O Piauí e Teresina estão em uma condição privilegiada em relação a outros estados. Precisa cuidar para que não piore”, pontuou o estudioso.

O governador fez uma apresentação das dificuldades enfrentadas no combate à criminalidade e às ações desenvolvidas. O chefe do Executivo estadual defendeu a separação de presos por nível de periculosidade, além da implementação do Fundo Nacional de Segurança Pública para custear políticas na área. Para o gestor, a fonte seriam os jogos de apostas pela internet.

“Em 2012, o Brasil movimentava R$ 80 bilhões em jogos pela internet. Milhares de pessoas apostam. Surge uma montanha de dinheiro sem pagar qualquer tributo. Tributar é a alternativa e garantia de uma receita de aproximadamente R$ 20 bilhões no primeiro ano de regulamentação”, explicou Wellington.

O curso segue até o próximo sábado. Participam policiais, estudantes, professores e representantes dos movimentos sociais. Representando conselhos de segurança de bairros da capital, o coronel reformado Valdinar Lopes entregou ao palestrante uma proposta de contribuição ao Plano de Segurança Pública Comunitária Interativa.

Wellington Dias defende implementação do Fundo Nacional de Segurança Pública. Foto: CCom

Homenagens

Durante a solenidade, três militares receberam a Medalha do Mérito Renascença, comenda oferecida pelo Governo do Piauí a pessoas que se destacam em atividades que contribuem para o desenvolvimento do Brasil.

 No grau comendador, foi agraciado o palestrante do curso, o coronel PM/RJ Jorge da Silva, cientista político e pós-doutor pela Universidade de Buenos Aires. “Honrado demais com essa homenagem. Vale a pena lutar, mesmo quando se acha que não está valendo nada”, pontuou o oficial.

Foram agraciados ainda com a medalha, no grau oficial, os capitães Marcelo Vitor Duarte Correia e Rafael Tossati, ambos da PM de Rondônia.