Uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem revela que o ex-governador Wilson Martins (PSB) e o senador Ciro Nogueira (Progressistas) lideram a disputa pelas duas vagas do Piauí no Senado Federal nas eleições deste ano.
De acordo com os números da pesquisa, Wilson tem 21,16% das intenções de voto estimuladas para o Senado e Ciro Nogueira possui 16,51%. Em janeiro, o mesmo instituto mostrou que o ex-governador do Piauí tinha 24,54% das intenções de voto e Ciro Nogueira tinha 16,53% ocupando o terceiro lugar. Em segundo lugar, aparecia o ex-senador João Vicente Claudino (PTB), que já anunciou que não vai disputar uma cadeira no Senado, com 16,97%.
O deputado estadual Doutor Pessoa (Solidariedade), que ainda não se decidiu se vai concorrer ao Governo do Estado ou ao Senado, possui 15,10% das intenções de voto estimuladas para o Senado, seguido da senadora Regina Sousa (PT), que tem 14,75%. O deputado estadual Marcelo Castro (MDB) tem 12,29% das intenções de voto estimuladas para o Senado; e o deputado estadual Robert Rios (DEM) tem 11,76%. O deputado federal Júlio César Lima (PSD) aparece com 7,90%.
O Instituto Amostragem revelou que 25,20% dos eleitores do Piauí ainda estão indecisos em relação a qual candidato votar para o Senado. Eles afirmaram que não sabem ou não opinam sobre suas intenções de voto estimuladas para o Senado. O levantamento diz que 13,96% dos eleitores querem votar em branco ou anular seus votos para senador.
A pesquisa do Instituto Amostragem demonstra que o ex-governador Wilson Martins tem 34,78% dos votos válidos, quando são retirados os percentuais dos eleitores indecisos e que querem votar nulo ou em branco. O senador Ciro Nogueira fica com 27,13% dos votos válidos, em segundo lugar, na disputa pela reeleição para uma cadeira no Senado.
O Instituto Amostragem ouviu 1.139 eleitores com 16 anos ou mais de idade de 47 municípios do Piauí. A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 13 de abril e tem margem de erro de 2,84% para mais e para menos e foi registrada com o número PI-06776/2018, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí.
Reportagem de Ryan Andrade, supervisão de Pedro Henrique Santiago