O ano de 2018 está sendo marcado por um nível alto de chuvas no Piauí. A meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, falou que o número de chuvas é considerado normal para esse mês, mas não de forma tão concentrada.
"Estávamos desacostumados com tanta chuva, devido a forma que está acontecendo. O rompimento do pedaço da BR-343 aconteceu porque em alguns pontos registraram 140 mm, em outro 160 mm, quase a metade de chuva previsto para o mês todo choveu em 24 horas", explicou Sonia.
A metereologista Sonia Feitosa informa que as chuvas podem acontecer até o mês de maio (Divulgação/Internet)
A meteorologista informou que já estava previsto chuva para todo o mês de março, mas choveu apenas no final devido a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que inibiu as chuvas durante o mês de março e retornou com muita intensidade. "As chuvas deram uma pausa no início de março, mas voltaram com força e segue até maio, pelo menos o previsto até a primeira quinzena de abril", acrescentou ela.
O estudante de Engenharia, Renato Duarte, disse ao Rede Piauí de Notícias que notou o aumento de chuvas e lamenta o falecimento de um amigo no mês de fevereiro. "Eu estudo no turno da noite e quando retorno para casa e está chovendo fico com receio e mais atento, principalmente pelo que aconteceu com meu amigo há dois meses atrás também por conta das chuvas fortes. Também tem o fato de sempre ter meu material de estudo danificado", contou ele.
Foto tirada no bairro Três Andares, zona Sul da Capital (Foto/Olímpio Bisneto)
Segundo a meteorologista, a previsão para esta quarta-feira (04) é de pouca chuva, mas na quinta-feira (05) devemos aguardar chuvas intensas.