Pelo menos nove municípios do Piauí já decretaram estado de emergência por conta das fortes chuvas e pelo menos mais cinco devem decretar ainda nesta sexta-feira (05). A informação foi confirmada pelo secretário de Defesa Civil, Raimundo Coelho.
Segundo o secretário, Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Capitão de Campos, José de Freitas, Lagoa Alegre e São João do Arraial já decretaram emergência. Em Teresina, a emergência foi decretada ainda na quinta-feira (04) antes da tragédia no Parque Rodoviário.
Os municípios de Barras, Esperantina, Batalha, Coivaras e Campo Maior devem decretar emergência ainda hoje (05). "Tratamos da montagem da logística para o corpo de bombeiros ter suporte e identificação das áreas de risco. Estamos sugerindo ao governador que seja decretada emergência nesses cinco municípios até hoje", esclareceu o secretário de Defesa Civil.
Segundo Osmar Júnior, secretário de Governo, todos os órgãos do Estado estão a disposição do Piauí para tratar dos problemas causados pelas chuvas. "Foi definido o comando central com Corpo de bombeiros, defesa civil e a Sasc. O governador determinou que todos os órgãos estejam a disposição das ações coordenadas pela equipe. O DER fica com equipes montadas para atuar. A secretaria de Saúde também. O Estado está em estado de alerta", explicou Osmar Júnior.
O secretário estadual Franzé Silva disse que visitou áreas alagadas em Teresina e criticou a Prefeitura Municipal por falta de obras de drenagem das águas na região da Vila São Francisco Norte, onde as famílias saíram das casas no meio da noite porque suas casas ficaram completamente alagadas.
O climatologista Werton Costa, afirmou em entrevista ao Portal Meio Norte, que o final de semana será de chuvas expressivas em todo o Piauí. De acordo com ele, devemos esperar chuvas fortes durante todo o mês de abril.
“O mês de abril permanece chuvoso em função da atuação mais ativa da zona de convergência intertropical, observamos que a zona de convergência tem sido alimentada pela condição de aquecimento do Oceano Atlântico, esse aquecimento favorece a formação da banda de nuvem que é movimentada até o continente. Os modelos meteorológicos vem apontando a permanência dessas instabilidades pela região Nordeste até a primeira quinzena desse mês havendo uma suave redução na segunda quinzena. A estação chuvosa no Piauí segue até maio, mas as chuvas de maio representam apenas a metade do volume esperado para o mês de abril”, informou o climatologista.
Leia mais:
Previsão aponta mais chuvas fortes no Piauí nos próximos dias
Prefeito decreta estado de emergência em Teresina
Chuva forte deixa ruas alagadas em Picos
Estrada rompe e comunidade fica isolada no Piauí
Veja locais que estão arrecadando doações para vítimas das chuvas
Confirmada a morte de uma criança em decorrência da chuva em Teresina
Galeria rompe, arrasta 30 casas e deixa mortos na zona Sul de Teresina