Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 05 Ago 2019 13:18 Rede Piauí de Notícias

14° Balada Literária começa em Teresina no dia 13 de agosto

O evento homenageia o educador Paulo Freire (PE) e o poeta Élio Ferreira (PI), com o objetivo de integrar artistas e educadores de todo o Piauí.


A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) recebe, nos dias 13 e 14 de agosto, a programação  14 ª Balada Literária, no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. O evento homenageia o educador Paulo Freire (PE) e o poeta Élio Ferreira (PI), com o objetivo de integrar artistas e educadores de todo o Piauí.

A Balada Literária, organizada pelo prof. Wellington Soares, é uma extensão do evento homônimo que ocorre no Brasil, organizado pelo escritor Marcelino Freire, cujo objetivo é divulgar escritores contemporâneos em suas mais variadas vertentes. A partir disso, o encontro reúne corpo docente da Uespi das áreas de Letras, História e Pedagogia, além de atrações convidadas em um debate sobre temas como as mesas-redondas “Itinerário Poético: Das Performances de Rua à Afirmação da Negritude” e “A Leitura do Mundo Precede a Leitura das Palavras”.

A Balada já  passou por  três campi (Floriano, Oeiras e Parnaíba) e contou com a presença de alunos e professores dos cursos de Letras, Pedagogia, História, Enfermagem, Geografia, Biologia, Educação Física e estudantes secundaristas das escolas municipais.

Os alunos tiveram a oportunidade de entenderem sobre cultura e poesia de uma forma dinâmica. A aluna Kássia Tapety, do curso de Pedagogia de Floriano, destaca a proposta do projeto como uma melhor forma de enxergar a Literatura. “Achei que o projeto vem com uma proposta interessante, como o Próprio Marcelino Freire diz, ‘celebrar a Literatura sem frescura’ nos diverte, trazendo fundamentação teórica, nos dando oportunidades de conhecer e nos aprofundar nos autores homenageados, importante para todos da academia. Vejo principalmente para mim, como futura cientista da educação”, ressalta Kássia.

A estudante do curso de Letras Português de Floriano, Sara Araújo, disse que é importante a Uespi receber um evento de integração entre escritores, professores e estudantes da área de Letras. “Eventos como esses são necessários, pois contribuem para a disseminação do conhecimento e legado deixado por Paulo Freire e Élio Ferreira”, afirma a graduanda.

O encerramento da 14ª edição da Balada Literária é aberto e gratuito para toda a comunidade acadêmica e população em geral. Os participantes irão contar com palestras, mesas-redondas e uma apresentação cultural entre os dias 13 e 14.

Na UESPI, o programa já está na terceira turma14° Balada Literária começa em Teresina no dia 13 de agosto. (Reprodução)



Deixe seu comentário: