Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 27 Jul 2018 14:13 Rede Piauí de Notícias

19 cidades do Piauí estão em risco de surto de dengue, zika e chikungunya

Apesar do risco, o Piauí continua a apresentar redução no número de casos das doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti.


A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou nesta sexta-feira (27) o boletim epidemiológico atualizado dos casos de dengue, zika e febre chikungunya – doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. De acordo com o relatório, dos 215 municípios com dados cadastrados, 19 apresentam risco de infestação do vetor e de surto para dengue, zika e chikungunya. 

De acordo com o supervisor da Vigilância em Saúde da Sesapi, Antônio Manoel, o índice medido pelo relatório demonstra a quantidade de mosquitos Aedes aegypti nos municípios. Mesmo os municípios que não estão em risco devem permanecer em alerta. “Há sim a possibilidade de surto de dengue, mesmo com alguns dados satisfatórios para o índice de infestação. Por isso, os municípios devem manter as ações de controle e mobilizar a população”, diz.

Apesar do risco, o Piauí continua a apresentar redução no número de casos das doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti. O total de casos confirmados de dengue no Piauí reduziu 71,6% em 2018 em relação a 2017. Enquanto neste mesmo período do ano passado a Sesapi havia registrado 4.565 casos da doença, este ano, este número é de apenas 1.295.




Deixe seu comentário: