Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 11 Jul 2021 23:56 Rede Piauí de Notícias

3 mil pessoas não voltaram aos postos para tomar a 2ª dose da vacina em Teresina

Todos os vacinados tiveram data de retorno para a segunda dose anotada no verso do cartão de vacina pela equipe da vacinação.


O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, informou ao Cidadeverde.com que 3 mil pessoas concluíram o prazo para completar o esquema de imunização contra a Covid-19, mas não retornaram aos postos de vacinação para receber a segunda dose do imunizante. 

Todos os vacinados tiveram data de retorno para a segunda dose anotada no verso do cartão de vacina pela equipe da vacinação. Para o imunizante da Astrazeneca, o intervalo entre as duas doses é de três meses. Para a Coronavac, 21 dias.

“Ou as pessoas  esqueceram de tomar a vacina, ou  podem também estar aguardando o intervalo  da vacina contra  a gripe, que é de 15 dias, para receberem a segunda dose da vacina contra a Covid. Pode ter também os casos de pessoas que  adoeceram ou fizeram cirurgia e precisa de pelo menos 30 dias para tomar a segunda dose”, disse Gilberto Albuquerque. 

O presidente da FMS alerta que o não comparecimento das pessoas no prazo adequado pode prejudicar o esquema de imunização contra a Covid-19. Albuquerque lembra que, para ter eficácia que foi comprovada em estudos apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é preciso que as duas doses sejam aplicadas nos prazos que constam nas bulas dos imunizantes.

VACINAÇÃO EM TERESINA

De acordo com o vacinômetro da FMS, das 343.500 doses das vacinas contra a Covid-19 aplicadas em Teresina, 86.451 são referente à 2ª dose,  o que  representa 25.2% do total.

Entre o público-alvo contemplado estão trabalhadores de saúde, idosos 60 anos ou mais, pessoas com comorbidade de 55 a 59, pessoas com deficiência permanente de 55 a 59, gestante e puérpera com comorbidade, forças de segurança e salvamento. 

Nesta semana Teresina iniciou a vacinação de pessoas na faixa etária de 50 a 53 anos, sem comorbidades. Jornalistas, oficiais de justiça e conselheiros de saúde também  serão imunizados contra a Covid-19, mediante agendamento.

Nesta terça-feira (15) será a vez das pessoas de 50 e 51 anos. A vacinação contra a Covid-19 é realizada em dez pontos de Drive-Thru ,das 9h às 17h, com foco da vacinação das mulheres das 9h às 13h e dos homens das 13h às 17h. 
 

Confira a lista dos pontos de drive-thru abaixo:

•Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga (CEU – Norte)
•Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
•Terminal de Integração Buenos Aires
•Terminal de Integração Zoobotânico
• Teresina Shopping
• ADUFPI
•Terminal de Integração Bela Vista
•Terminal de Integração Parque Piauí
•Terminal de Integração Livramento
•Terminal de Integração Itararé




Deixe seu comentário: