Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 04 Jul 2018 10:27 Rede Piauí de Notícias

31 municípios do Piauí possuem baixa cobertura vacinal da pólio

Entre os municípios estão São Raimundo Nonato, Luzilândia, Pedro II e Palmeirais. A poliomielite é uma doença altamente infecciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade.


O Ministério da Saúde alertou que 312 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal abaixo de 50% para a poliomielite. Desse total, 31 municípios são do Piauí. O município de Gilbués é o que apresenta menor cobertura vacinal do Piauí, com apenas 5,38%.

Conforme informações do Ministério da Saúde, a pólio é uma doença já erradicada no país. No entanto, o perigo de reintrodução da pólio no Brasil foi discutido na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que reúne o Ministério da Saúde e representantes de estados e municípios. A reunião ocorreu na última quinta-feira (28/06).

Tendo em vista o perigo da reintrodução da doença, o Ministério da Saúde recomenda a cobertura vacinal homogênea em todo o país. Periodicamente, a coordenação do PNI emite notas técnicas para estados e municípios sobre o monitoramento e avaliação das coberturas vacinais.

O Ministério da Saúde já passou diversas orientações para os gestores municipais. Eles devem organizar suas redes, inclusive com a possibilidade de readequação de horários mais compatíveis com a rotina da população brasileira. Outra orientação é o reforço das parcerias com as creches e escolas, ambientes que potencializam a mobilização sobre a vacina por envolver também o núcleo familiar.

Além da poder público municipal, os pais e responsáveis também têm a obrigação de atualizar as cadernetas de vacinação dos filhos, em especial de crianças menores de cinco anos.

"As vacinas ofertadas pelo SUS estão disponíveis durante todo o ano, exceto a da gripe que faz parte de uma campanha e exige um período específico de proteção, que é antes do inverno", enfatizou Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI).

Uma oportunidade de atualizar caderneta será na próxima Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que acontecerá no período de 6 a 31 de agosto de 2018.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade.

O vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina.

Confira os municípios piauienses que possuem menos de 50% de cobertura vacinal:

Gilbués; Dirceu Arcoverde; Morro Cabeça no Tempo; Jerumenha; Palmeirais; Luzilândia; Juazeiro do Piauí; Ipiranga do Piauí; Sebastião Barros;Buriti dos Lopes; São Gonçalo do Piauí; Cristalândia do Piauí; São Francisco do Piauí; Passagem Franca do Piauí; Esperantina; São Raimundo Nonato; Manoel Emídio; Várzea Grande; Socorro do Piauí; Miguel Alves; Beneditinos; Padre Marcos; São Braz do Piauí; Jaicós; Santa Luz; Canto do Buriti; Riacho Frio; Pedro II; Monsenhor Hipólito; São João da Canabrava; Monte Alegre do Piauí.

Acesse para conferir a lista completa das 312 cidades do Brasil e a cobertura vacinal de cada uma.




Deixe seu comentário: