Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 01 Ago 2017 17:59 Rede Piauí de Notícias

40% das crianças são amamentadas até os 6 meses

O levantamento global de amamentação avaliou 194 países e descobriu que apenas 40% das crianças menores de 6 meses são amamentadas. No Brasil, 39% das mães amamentam seus filhos.


Começou hoje (1º) vai até o dia 7 de agosto, a Semana Mundial de Amamentação que tem como o objetivo de incentivar o aleitamento materno e, com isso, melhorar a saúde dos bebês. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a amamentação é uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e a sobrevivência dos recém-nascidos.

Amamentação

Ainda segundo a OMS e a UNICEF toda criança fosse amamentada desde o nascimento até os 2 anos, mais de 800 mil vidas seriam salvas anualmente, estimam as entidades.O levantamento global de amamentação, que avaliou 194 nações, descobriu que apenas 40% das crianças menores de 6 meses são amamentadas exclusivamente e apenas 23 países têm essas  taxas  exclusiva acima de 60%. No Brasil, 39% das mães amamentam seus filhos exclusivamente até os 6 meses de vida.

A partir deste ano, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lança a campanha Agosto Dourado, de estímulo ao aleitamento materno. Serão 31 dias, a partir desta terça-feira (1º), de sensibilização de profissionais e da população em geral para a importância do ato de amamentar, buscando o apoio e o estímulo a esse gesto. Além disso, a SBP também quer apoio à mudança na legislação para que seja ampliado o período de licença-maternidade para seis meses, o que possibilitaria à mulher praticar o aleitamento exclusivo de seu filho.




Deixe seu comentário: