Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 15 Set 2017 17:32 Rede Piauí de Notícias

A importância dos exercícios físicos na terceira idade

As atividades físicas podem ser um dos melhores remédios contra a depressão, a tristeza e a falta de sentido


Quanto mais a idade avança, mais imprescindível ter um estilo de vida ativo. Pode parecer uma incoerência, mas se existe alguém que precisa fazer atividades físicas freqüentemente, são os idosos, Por que os auxilia estarem saudáveis, com energia, confiança e boa disposição. Saúde para dar e vender, independentemente da idade.

Evitar a depressão. As atividades físicas podem ser um dos melhores remédios contra a depressão, a tristeza e a falta de sentido, que atinge muitos idosos nesta etapa das suas vidas. A realização continua de uma atividade física produz endorfinas, as “hormonas da felicidade” que provocam sentimentos de bem-estar e autoconfiança.

O cérebro fica alerta. Para além dos benefícios físicos, psicológicos e emocionais, a atividade física tem contribuído para manter o cérebro dos idosos alerta e ativo. A atividade física garante o funcionamento total das funções cognitivas o que, por sua vez, pode impedir a perda de memória, a demência e até diminuir o desenvolvimento da doença de Alzheimer. A lucidez e clareza de mente num idoso podem ainda incentivá-lo a fazer outras coisas como manter os hábitos de leitura e escrita, entre outras atividades.

Menos enfermidades, mais saúde. Praticar atividades físicas regularmente é ainda crucial para todos os idosos porque diminui o impacto das doenças crônicas e não crônicas a que podem ser suscetíveis. Alguns dos benefícios de saúde que a ginástica reflete aos idosos incluem o fortalecimento do sistema imunitário e digestivo, um coração e uma tensão arterial mais saudável, ossos mais fortes. Os idosos que fazem algum tipo de exercício físico têm um rbaixo risco de sofrerem de osteoporose, diabetes, obesidade, doenças cardíacas, Alzheimer, cancro do cólon e da mama.

A atividade física garante o funcionamento total das funções cognitivas
A atividade física garante o funcionamento total das funções cognitivas  Foto:Reprodução da internet.

Um sono melhor. O avanço da idade traz muitas vezes com ela perturbações de sono que afetam as noites dos idosos. A prática de exercício físico contínuo contribui para um sono melhor, mais profundo e garante uma autoestima elevada. É certo e sabido que quem faz exercício físico regularmente sente-se muito melhor com a sua imagem física e isso é importante para toda pessoa, independentemente da sua idade. Quem é que não gosta de se olhar ao espelho e sorrir porque aprecia a imagem que vê lá refletida? Sentirmo-nos bem conosco próprios é meio-caminho andado para nos sentirmos bem com a vida e com as pessoas que nos rodeiam – e os idosos ainda têm muito que dar ao mundo!

Manter o peso ideal. Com o avanço da idade, o metabolismo do organismo diminui o que significa que se torna mais difícil o idoso garantir o seu peso ideal. Para evitar engordar ou emagrecer em demais, nada como o idoso manter-se ativo – o exercício físico não só aumenta o metabolismo, como auxilia a desenvolver massa muscular o que, desse modo, contribui para queimar calorias indesejadas. Manter o peso ideal é muito importante para um idoso porque isso resulta em inúmeras vantagens para saúde e um bem-estar geral.

Quanto mais a idade avança, mais imprescindível ter um estilo de vida ativoQuanto mais a idade avança, mais imprescindível ter um estilo de vida ativo Foto:Reprodução da internet.

Corpo em forma. A maneira mais eficaz de combater a falta de mobilidade e aparente fragilidade dos idosos é fazer exercício físico, que vai ajudá-los a melhorar a sua força, flexibilidade e postura, dessa forma vai otimizar a sua mobilidade, equilíbrio e coordenação. Com o seu corpo em forma, o idoso levará a sua vida normal, sem medo de realizar as suas próprias tarefas e com muito menos medo das quedas habitualmente associadas à terceira idade.

Com informações da Redação RPiauí




Deixe seu comentário: