Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 02 Mai 2018 08:13 Rede Piauí de Notícias

Adapi alerta para nova etapa de vacinação contra aftosa

Esta fase vai até o dia 31 de maio e visa a vacinação de todo o rebanho bovídeo do estado, inclusive bovinos e bubalinos


Começou uma nova etapa de vacinação contra a febre aftosa no Piauí. Esta fase vai até o dia 31 de maio e visa a vacinação de todo o rebanho bovídeo do estado, inclusive bovinos e bubalinos. Os criadores deverão procurar a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) até o dia 15 de junho para realizar a certificação da vacina.

febre aftosa
Piauí tem bons índices de vacinação contra a Febre Aftosa. (Foto: Internet)

O gerente de Defesa Animal, Idilio Moura, diz que o Piauí tem um histórico de vacinar seu rebanho dentro da meta estipulada pela ADAPI: "É importante frisar que nessa etapa todos os bovinos e bubalinos, independente de idade, devem ser vacinados. Houve uma mudança na estratégia de vacinação, mas apenas na etapa referente a novembro. É bom que continuemos obtendo bons índices, superiores a 90%, que é a meta estabelecida pelo Mapa e pela ADAPI", informa.

De acordo com o gerente, os criadores têm o papel fundamental na manutenção dos bons resultados conquistados pelo Piauí. O estado caminha para a classificação de área livre de aftosa sem vacinação, prevista para acontecer no ano de 2020, segundo o novo cronograma estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA).

A ADAPI orienta também que os criadores aproveitem a concentração dos animais no período da campanha para já vacinar as bezerras, que têm entre 3 e 8 meses de idade, contra a brucelose.

Ryan Andrade, com informações do G1 Piauí




Deixe seu comentário: