Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 31 Jul 2019 16:56 Rede Piauí de Notícias

Agência Francesa anuncia interesse em financiar programas sustentáveis no Piauí

O governador Wellington Dias recebeu a comitiva para definir quais áreas de desenvolvimento devem receber os investimentos.


Representantes da Agence Française de Développement (AFD) estiveram em audiência com o governador Wellington Dias, nesta quarta-feira (31), para tratar sobre possíveis investimentos no Piauí. A agência, a princípio, mostrou interesse em programas na área de desenvolvimento e conservação do meio ambiente. A reunião contou com a presença do diretor geral da Agence Française de Développement, Philippe Orliange e gestores do estado. 

O grupo francês financia, acompanha e acelera as transições para uma sociedade mais sustentável, unindo clima, biodiversidade, paz, educação, urbanismo, saúde e governança. Suas equipes estão envolvidas em mais de 4.000 projetos nos departamentos e territórios ultramarinos franceses e em 115 países.

Segundo o governador Wellington Dias, uma carta de intenções já foi protocolada e, em agosto, deve ser encaminhada uma carta consulta. “A ideia é de um financiamento que tenha como eixo o desenvolvimento cumprindo o acordo de Paris nessa área da redução do efeito das mudanças climáticas. Vamos trabalhar a estruturação de parques, programas ativos verdes e de uma infraestrutura necessária nessas regiões para a geração de emprego e renda com as populações que precisam”, explicou o governador. 

De acordo com o diretor geral da Agence Française de Développement, Philippe Orliange, o grupo tem muito interesse nos programas que foram apresentados pelo governador, pelos secretários do estado e o interesse é dar continuidade. O teto para financiamento é de € 200 milhões e esse seria o seria o primeiro investimento da agência francesa no Piauí, um dos primeiros no Nordeste. 

audiência com agência francesa sobre investimentos em projetos sustentáveis no PiauíAgência Francesa anuncia interesse em financiar programas sustentáveis no Piauí. (Foto: Jorge Bastos)



Deixe seu comentário: