Tecnologia e Inovação Por: Redação Rede Piauí Repórter 20 Mar 2018 15:21 Rede Piauí de Notícias

Pesquisas demonstram que água com sal pode ser usada na agricultura

Água salobra (com sal) contida no subsolo pode ser usada na agricultura


Pesquisas da Embrapa mostraram que a água salobra (com sal) contida no subsolo pode ser usada na agricultura e irrigação de pequenas áreas. A Embrapa realizou testes com plantas já conhecidas por muitos agricultores sertanejos, como a palma forrageira e a gliricídia.

Reprodução. Internet.
Imagem ilustrativa. Internet.
 

O Zootecnista e pesquisador da Embrapa Semiárido, German Garcia, explicou como o produtor deve usar essa água. “A Agricultura biossalina é da década de 50. A gente entende que essa água salina pode gerar vida, gerar produção e alternativas de alimento para o produtor. Claro que a gente precisa orientar o produtor para usar essa água. Por quê? Porque essas águas infiltram e elevam a salinidade da água. Por isso é necessário que se tenha critério. Fazer a agricultura apenas em períodos sazonais, ou seja, no período seco", esclareceu Garcia. De acordo com ele, há alguns animais que toleram mais o sal: os caprinos, ovinos e bovinos.

O zootecnista falou ainda que a agricultura Biossalina é usada no mundo inteiro. “Há até um centro internacional de Agricultura Biossalina, em Dubai, nos Emirados Árabes. Já que a disponibilidade de água doce naquele país é muito pequena e ele precisa contar muito com a água dos diferentes mares que existem por lá. Aqui os testes da Embrapa são realizados com plantas já conhecidas e cultivadas por muitos agricultores sertanejos, como a gliricídia e a palma forrageira", afirmou o zootecnista.

Reportagem Danielly Duarte, Supervisão Pedro Henrique Santiago.




Deixe seu comentário: