Piauí Por: Patrícia Almeida Repórter 15 Mar 2018 09:45 Rede Piauí de Notícias

Altos terá a unidade prisional mais moderna do Estado

A penitenciária será modelo em modernização, segurança prisional e humanização.


A estrutura da Cadeia Pública de Altos deverá ser entregue em junho deste ano e já está com 70% de obras executadas. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), são responsáveis pela obra, por meio de convênio entre Estado e União. A proposta é que a unidade prisional seja referência em modernização, segurança prisional e humanização, oferecendo estrutura de saúde e de tratamento de dependência química e módulo educacional.


A obra que foi retomada em 2016, pretende ser a maior unidade do sistema prisional do Piauí, com uma área de 5,5 mil metros quadrados localizada ao lado da Colônia Agrícola Major César Oliveira, a 20 km de Teresina, a cadeia tem capacidade para 603 detentos que serão distribuídos em três pavilhões. Para a engenheira do Departamento de Engenharia da Sejus, Socorro Seabra, o grande diferencial da cadeia pública são os módulos isolados para os agentes penitenciários, onde os profissionais poderão fazer a vistoria e o controle de abertura e fechamento de celas, em passarelas cobertas destacadas acima dos pavilhões, evitando o contato direto com os presos. A unidade conta ainda com alojamento para a guarda externa, estacionamento, guarita, torre de controle e reservatório elevado. Ainda de acordo com a engenharia, toda a unidade terá monitoramento por câmeras eletrônicas.

A Cadeia Pública de Altos seguirá as diretrizes adotadas pela Secretaria da Justiça, a respeito da política de humanização do sistema penitenciário, com a instalação de Unidade Básica de Saúde, implantação de módulos de educação, oficinas de capacitação de detentos e outros serviços. Para o tratamento de dependentes químicos a unidade terá um módulo específico para este tipo de atendimento.

A penitenciária será modelo em segurança prisional
A penitenciária será modelo em segurança prisional. Foto: Ascom Sejus.



Deixe seu comentário: