Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 03 Mai 2018 15:25 Rede Piauí de Notícias

10% dos teresinenses já se vacinaram contra a gripe H1N1

Desde o início da campanha mais 16 mil doses já foram aplicadas em Teresina, a meta é atingir 157.374 pessoas


Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, no último dia 23 de abril, 16.510 doses da vacina contra H1N1 já foram aplicadas em Teresina, o que equivale a 10,49% da cobertura vacinal. Na capital, a população estimada a ser vacinada, para que a meta seja atingida, é de 157.374 pessoas. No Piauí a meta é vacinar 648.843 pessoas. Até o momento, foram vacinadas 31.904 indivíduos, atingido 4,92% da meta estadual. A Campanha de Vacinação segue até o dia 01 de junho.

gripe H1N1

“As vacinas utilizadas durante as campanhas de vacinação contra a influenza são constituídas por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto, não contém vírus novos e não causam a doença. As vacinas são bastante seguras, não sendo encontradas evidências de que causem eventos sistêmicos graves”, explicou Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde.

diretora Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde. Foto/Google. 
 

O dia D de mobilização da campanha de vacina será dia 12 de maio. A vacina protege contra os vírus influenza tipo B, A H1N1 e A H3N2. Fazem parte dos grupos prioritários os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Teresina mantém salas de vacina em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) por toda a cidade nos turnos manhã e tarde, com doses disponíveis para todo o público-alvo da campanha.

Os professores podem se dirigir à sala de vacina mais próxima apresentando um contracheque para receber sua dose. Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais deverão levar a prescrição médica, datada de 2018. Para isso, os mesmos devem especificar o motivo da indicação da vacina.

Pacientes que já fazem parte de algum programa de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir às Unidades que estão cadastradas para receberem a vacina, ou buscar a prescrição com antecedência e se dirigir a qualquer sala de vacinação.

Estudos revelam que a vacina contra H1N1 pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em aproximadamente 50% nas doenças relacionadas à influenza.

*Reportagem de Helorrany Rodrigues, supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: