Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 03 Dez 2018 10:05 Rede Piauí de Notícias

Apenas 7 dos 199 profissionais do Mais Médicos se apresentaram no Piauí

Sem médicos, pacientes de alguns municípios do Piauí têm que viajar até 3 horas para conseguir atendimento de saúde em outra cidade.


Apenas sete médicos inscritos no novo edital do Mais Médicos se apresentaram no Piauí. O número representa 3,5% do total de 199 médicos inscritos. O prazo termina no próximo dia 14 e a situação preocupa autoridades de saúde no estado.  

Idivani Braga, coordenadora do Mais Médicos no Piauí, demonstrou preocupação. "Uma preocupação muito grande, porque dia 14 é o último dia para a apresentação desses médicos. Ainda temos uma semana, mas são 192 vagas que falta serem preenchidas. Sete validaram sua participação no município, mas muitos estão entrando em contato com os gestores querendo negociar carga horária", explicou.

Os médicos que se apresentaram se inscreveram para as cidades de Campo Maior (2), Monsenhor Gil (2), Cocal (1), União (1) e Caraúbas (1).

De acordo com Idivani Braga, não haverá negociação de carga horária que deve obedecer o estabelecido no edital. 

"Alguns médicos ligam dizendo que só podem ir dois ou três dias, por exemplo, e não dão retorno se realmente vão assumir as vagas. No caso de Guaribas, a médica já enviou um email dizendo que não vai assumir a vaga porque passou em um concurso. Essa é a grande preocupação: profissionais, possivelmente, desistindo das vagas porque não querem assumir o contrato de 40h  [32 horas na undiade de saúde e 8 horas de estudo], e isso está no edital. Não justifica", ressalta Ivani Braga. 

A solução para as vagas não preenchidas ficará a cargo do Ministério da Saúde. "Acredito que deverá ser aberto um novo edital emergencial para vagas emergentes. Isso só o Ministério da Saúde vai definir após o dia 14", declarou Idivani Braga. 

Sem médicos, pacientes de alguns municípios do Piauí têm que viajar até 3 horas para conseguir atendimento de saúde em outra cidade. 

mais médicosApenas 7 dos 199 profissionais do Mais Médicos se apresentaram no Piauí

Com informações de Cidade Verde




Deixe seu comentário: