Saúde Por: Thiago Andrade Repórter 26 Dez 2017 23:01 Rede Piauí de Notícias

Atenção contra a dengue deve aumentar com período chuvoso

Os últimos boletins epidemiológicos registrar a diminuição da ocorrência de dengue e zika.


O começo do período de chuvas em algumas regiões do Estado pode facilitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti se as pessoas não permanecerem em  vigilância de forma freqüente e considerando os devidos cuidados no combate à dengue, zika e chikungunya, alerta a Secretaria de Estado da Saúde.

O supervisor de Entomologia, Ocimar de Alencar, destaca que a sociedade tem que fazer a sua parte para impedir a proliferação do mosquito. Neste período do ano, os cuidados devem ser intensificados. “É importante não deixar nenhum recipiente que acumule água, mesmo os pequenos, como tampa de refrigerante e casca de ovo, porque pequenas quantidades de água podem ser um criadouro das larvas”, destaca o supervisor.

Chuva em Teresina
É preciso ter cuidado com os locais que podem armazenar água e assim facilitar a proliferação do mosquito /Crédito: Portal O Dia

Os boletins registraram uma diminuição de ocorrências de dengue e zika, porém existe um aumento de pessoas atingidas pela chikungunya. Aconteceu uma diminuição de 1,8% nos casos de dengue, em comparação ao mesmo período de 2016. De 01 de janeiro a 20 de dezembro deste ano, foram 5.154 casos notificados em 129 cidades.

Em relação à chikungunya, foram notificados 6.322 casos em todo o Piauí, registrando aumento de 205,1% em relação ao mesmo período de 2016. As maiores ocorrências de chikungunya por 100 mil habitantes foram constatadas nas cidades de Francinópolis, Cajueiro da Praia, São Raimundo Nonato, Várzea Branca e Luís Correia.

Os casos de zika registraram diminuição, em relação os anos de 2016 e 2017, com 216 e 156, respectivamente.




Deixe seu comentário: