Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 18 Set 2018 16:56 Rede Piauí de Notícias

Balé da Cidade de Teresina recebe residência artística com coreógrafo carioca

A iniciativa visa contribuir com a formação artística na cidade


Seguindo a programação dos 25 anos do Balé da Cidade de Teresina, o grupo está incrementando as atividades com a presença do coreógrafo carioca Rafael Gomes [SP/Bélgica], que promove uma residência de criação até o dia 24 desse mês. Além dele, estão participando também 5 dançarinos convidados da Cia José Nascimento, Projeto Redemoinho / Escola de Dança Lenir Argento e Núcleo piauiense de danças urbanas. A iniciativa visa contribuir com a formação artística na cidade, expandir as ações do grupo.

O Balé da Cidade de Teresina é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e realiza suas atividades na Casa da Cultura de Teresina. O grupo visa o desenvolvimento e aprofundamento da dança e, para isso, promove o intercâmbio de vários artistas.

Rafael Gomes é graduado no Centro de Dança Rio e foi membro do Balé Jovem do Rio de Janeiro. Fez intercâmbio no Washington Ballet, onde dançou obras de Lorraine Audeoud Spiegler no The John F. Kennedy Center for the Performing Arts. Passou por Companhia de Dança Deborah Colker onde estreou no Barbican Centre em Londres, fazendo turnê por todo Reino Unido, Japão, Estados Unidos e América do Sul. Além disso, foi solista na São Paulo Companhia de Dança, com direção de Inês Bogéa e Iracity Cardoso. Dançou repertório diversificado, como George Balanchine, Jiri Kylian, Nacho Duato, Willian Forsythe, Marco Goecke, Alessio Silvestrin e Rodrigo Pederneiras. Foi um dos solistas principais no Die Movimentos Festwochen der Autostadt na Alemanha e Tanz Bozen na Italia.

Foi bailarino na GöteborgsOperans Danskompani com direção de Adolphe Binder, onde dançou coreografias de Hiroaki Umeda e Satoko Takahashi e workshops com Saburo Teshigwara e Marcos Morau e aulas Gaga Movement com Keren Pardes, Rebecca Hytting e Tom Weinberger.Trabalhou no Théâtre Varia em Bruxelas e no Théâtre de Liège, com o trabalho mais atual do coreógrafo Claudio Bernardo, onde foi indicado pela crítica de artes cênicas da Bélgica.

Como coreógrafo, atuou na São Paulo Companhia de Dança, Grupo Divinadança, Vídeo performances, Desfiles de moda, Museus e catálogos. Atualmente, coreógrafo convidado do Balé Cidade de Campina Grande no Brasil, com seu trabalho autoral, METAL. Seguindo a linguagem contemporânea teatral desenvolve seus workshops por todas as escolas e companhias do país, entre elas Cisne Negro Cia de Dança (SP), Cia de Danças de Diadema (SP) e Foco Cia de Dança (DF).

O trabalho desenvolvido por Rafael com o Balé da Cidade de Teresina deverá ser apresentado no ano que vem. “Vim fazer os primeiros movimentos, as primeiras interseções. A gente fez um estudo agora e deixamos o material pronto para ser trabalhado. O trabalho tem estreia no próximo ano. E no primeiro semestre volto pra acompanhar a companhia”, destaca.

rafael gomesBalé da Cidade de Teresina recebe residência artística com coreógrafo carioca



Deixe seu comentário: