Barragens do Piauí contam com novo sistema de monitoramento
A meta é até o fim de março, beneficiar, aproximadamente, de 28 açudes do estado com o serviço
O Piauí está ganhando um sistema de monitoramento diário de barragens que manda informações simultaneamente via aplicativo de celular. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).
A meta é até o fim de março, beneficiar, aproximadamente, de 28 açudes do estado com o serviço. O sistema está sendo implantado em conjunto com a Agência Nacional de águas (ANA) e será feito a distribuição, neste mês de fevereiro, dos aparelhos celular que serão utilizados pelo observadores das barragens, é o que afirma Sônia Feitosa, responsável pela coordenação do sistema no Piauí. "O aplicativo para dispositivo móvel, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), está sendo implantado em todo o nordeste do país e vai dar suporte ao Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR), especialmente na região do Semiárido. As informações sobre o volume de águas de dez açudes do estado já estão sendo repassadas diariamente à ANA por este aplicativo de celular, que é seguro e eficaz”, informa a gerente de Hidrometeorologia da Semar, Sônia Feitosa, responsável pela coordenação do sistema no Piauí.
O sistema de monitoramento já foi implantado em algumas barragens piauienses como: Mesa de Pedra, em Valença; Pedra Redonda, em Conceição do Canindé; Estreito, em Padre Marcos; Poço do Marruá, na cidade de Patos do Piauí; Bocaina, no município de Bocaina; Piaus, em São Julião; Barreiras, em Fronteiras; Cajazeiras, localizada em Pio IX; Ingazeiras, no município de Paulistana; e Salinas, em São Francisco do Piauí.
O planejamento é que até o fim de março, o sistema esteja disponível para os seguintes reservatórios: Barragem Algodões II, em Curimatá; Barragem Jenipapo, em São João do Piauí; Barragem Petrônio Portela, no município de São Raimundo Nonato; Poços, na cidade de Itaueira; Barragem Bonfim, em Bonfim do Piauí; Barragem Caracol, na cidade de Caracol; Barragem Malhadinha, em Dirceu Arcoverde; Barragem Nonato, no município de Dom Inocêncio; Cacimba, em Campinas do Piauí; Barragem Caldeirão, em Piripiri; Barragem Corredores, na cidade de Campo Maior; Barragem Piracuruca, em Piracuruca; Bezerros, em José de Freitas; Emparedado, em Campo Maior; Joana, em Pedro II; São Vicente, em São Miguel do Tapuio; Taboquinha, em Beneditinos; e Barragem Anajás, no município de Piripiri.