BNDES divulga regras para leiloar CEPISA
O leilão prevê ajustes financeiros pela estatal para acomodar uma dívida de quase 21 bilhões
Deve acontecer no primeiro quadrimestre de 2018 um leilão para a privatização de seis distribuidoras de eletricidade da Eletrobrás, dentre elas a Eletrobrás/PI. Foram divulgados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) as regras básicas para participar do leilão. O leilão prevê ajustes financeiros pela estatal para acomodar uma dívida de quase 21 bilhões de reais.
Eletrobras (Reprodução: Internet)
Segundo um comunicado do banco nesta ultima quinta (9), as ante dívidas líquidas somam 20,8 bilhões de reais e as elétricas, atuantes no Norte e Nordeste e são fortemente deficitárias e foram avaliadas pelo banco em 10,2 bilhões de reais.
Paulo Pedrosa, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informou na ultima semana que, à Reuters que estatal Eletrobrás assumiria as dividas bilionárias de suas distribuidoras de eletricidade que consiga privatizá-las, e como retorno, 30% nas empresas no futuro.
A Eletrobrás terá que realizar ajustes financeiros, contratuais e societários prévios nas empresas, segundo o BNDES. Para que sejam vendidas em leilão ano de 2018 por um valor simbólico de 50 mil para cada.
De acordo com a proposta, quem vencer a disputa pelas distribuidoras, são os investidores que se disponibilizam a assumir sem que haja a menor elevação da tarifa para os consumidores. Para as elétricas os reajustes acontecerão entre os meses de agosto e novembro, e os reajustes serão o nível tarifário definido pela (Aneel) Agência Nacional de Energia Elétrica.
No caso de empates, e os competidores atinjam o limite de aceitar as empresas sem o aumento de tarifa, vence quem oferecer o maior bônus de outorga a ser pago à União.
As ações de preferencia da Eletrobrás, que abriram em alta nesta quinta, caíam quase 4% às 11h, após a divulgação do BNDES.Ainda devem se comprometer a realizar aporte financeiro no capital social das empresas no total de 2,4 bilhões de reais os ganhadores da concorrência pelas distribuidoras.
De acordo com o BNDES, o valor representa cerca de 30% dos investimentos previstos para 5 primeiros anos de operação, qsomando 7,8 bilhões de reais.
Eletrobras
A CEPISA (Eletrobras Distribuição Piauí), sobre as 5 distribuidoras de energia que estão sendo leiloadas, e possuem valores baixos de dividas. Será realizada uma Assembleia Geral de acionistas da Eletrobras para decidir em relação a venda das distribuidoras, e deve ser realizada até 29 de dezembro.