Economia Por: Redação Rede Piauí Repórter 28 Jun 2018 14:47 Rede Piauí de Notícias

Brasil deve fechar o ano com inflação maior e PIB menor

Os dados constam da 39ª edição da Carta de Conjuntura, em que os economistas fazem revisão das projeções macroeconômicas para 2018.


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quinta-feira (28) dados que monstram que a economia brasileira deve fechar o ano com crescimento menor do que o esperado do Produto Interno Bruto (PIB) e com uma taxa de inflação maior do que a inicialmente prevista. A previsão em março era de um crescimento de 3% para o PIB, no entanto, agora a previsão é de um crescimento de apenas 1,7%.

Os dados constam da 39ª edição da Carta de Conjuntura, em que os economistas fazem revisão das projeções macroeconômicas para 2018. Para os dados de 2019, os economistas mantém o crescimento de 3% para o PIB.

O estudo também indicou uma inflação mais alta do que o previsto em março. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 4,2%, ficando um pouco abaixo da meta do governo, de 4,5%, mas superior às estimativas da carta de março, que era de 3,6%.

As projeções levam em conta os aumentos de itens administrados pelo governo e o impacto provocado pela greve dos caminhoneiros sobre os preços de uma maneira geral, além da alta do câmbio, que também causou impacto sobre os preços.

Confira a Carta de Conjuntura nº 39.

Fonte: Agência Brasil




Deixe seu comentário: