Economia Por: Pedro Vilela None 12 Jul 2018 10:57 Rede Piauí de Notícias

Cajucultura no Piauí enfrenta doenças e ressecamento causados por condições climáticas

Um dos fatores agravantes podem ser as chuvas extemporâneas (fora de época).


As atividades da cajucultura no Piauí tem enfrentado dificuldades nas últimas semanas, com ocorrência de doenças nas plantas e ressecamento das flores. Um dos fatores agravantes podem ser as chuvas extemporâneas (fora de época).

O oídio é uma doença causada por fungo que, nos cajueiros, provoca manchas escuras nas folhas, que lembram manchas de cinza vegetal, em geral, em torno da nervura principal. As manchas são mais frequentes na face superior das folhas. Essas manchas vão-se unindo e recobrindo toda a superfície do limbo, como um revestimento de polvilho branco-acinzentado. A evolução do crescimento do fungo propicia o escurecimento das manchas. A doença normalmente está associada à ocorrência de baixas temperaturas e alta umidade, condições provocadas pelas chuvas fora de época.

oídio caju

Sintomas do oídio em folhas maduras. (Fonte: Embrapa) 

A prática mais comum usada para o controle do oídio é a pulverização ou o polvilhamento com enxofre elementar, no entanto, isso só é economicamente razoável em viveiro ou em plantas muito novas e árvores isoladas com valor ornamental e/ou patrimonial.

Segundo o técnico da Emater Gilberto Santiago, o oídio ocorre em todo o estado do Piauí, mas principalmente no centro e norte.

A outra ameaça à cajucultura no estado, dessa vez mais presente no sul, é o ressecamento das flores, que é provocado por baixa umidade.

Caju seco

 Ressecamento encontrado em plantas em Teresina.

Gilberto Santiago informa que até o momento ainda não é possível avaliar o tamanho dos prejuízos causados por essas adversidades para a cajucultura no estado, mas a situação preocupa a maioria dos produtores.




Deixe seu comentário: