Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 11 Set 2019 14:57 Rede Piauí de Notícias

Campanha contra Hanseníase será lançada nesta quinta-feira (12)

Evento acontecerá no palácio de Karnak e busca conscientizar população.


Acontece nesta quinta-feira (12) o lançamento da Campanha do Dia Estadual de Luta contra a Hanseníase 2019. O evento acontecerá no Palácio de Karnak e busca alertar a sociedade civil sobre o exame, acompanhamento e tratamento da doença, ajudando assim a população a se cuidar e eliminar o preconceito que ainda existe em alguns casos contra quem é portador da doença.

Campanha Hanseníase

 Campanha contra Hanseníase será lançada nesta quinta-feira (12).

Em 2018, no Piauí, foram notificados 1.009 casos, já em 2019 até o dia 9 de setembro foram notificados mais de 700 novos casos, sendo que dentre estes casos, 46 correspondem a menores de 15 anos.

A supervisora estadual do programa de hanseníase no Piauí, Eliracema Alves, fala que a ação quer promover a inclusão. “Esse evento é para lembrar a sociedade que o dia 12 de setembro é o dia de luta e conscientização contra a hanseníase no Piauí. Essa é uma doença milenar, mas que ainda persiste na atualidade, então é preciso não negligenciar e muito menos afastar quem precisa de ajuda”, explicou.

Um dos pontos que Eliracema destaca é que crianças e jovens vêm aparecendo de maneira mais frequente em análises de casos da doença. “A cada ano que passa, percebemos que o número de casos de hanseníase em crianças aumenta e isso é preocupante pois demonstra que a doença ainda está em atividade e que existem pessoas com a forma multibacilar que ainda não foram descobertas e estão contaminando outras pessoas, inclusive menores de 15 anos”, destaca a supervisora.

Entre os eventos que compõem a campanha estão o lançamento, que acontecerá nesta quinta-feira, oficinas sobre conscientização e enfrentamento ao estigma da doença, atividades educativas, curso prático e realização de mutirões de hanseníase nas quatro regiões de Teresina.




Deixe seu comentário: