Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 10 Abr 2018 16:01 Rede Piauí de Notícias

Campanha de vacinação contra Gripe H1N1 inicia dia 23 de abril

No Piauí, estima-se vacinar aproximadamente 800 mil pessoas


A Secretaria de Estado da Saúde inicia a partir do dia 23 de abril a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). A Campanha acontece até 1 de junho de 2018 e o dia D é 11 de maio. No Piauí, estima-se vacinar aproximadamente 800 mil pessoas.

h1n1

O Piauí receberá do Ministério da Saúde 808 mil doses da vacina para cobertura estadual. As doses serão distribuídas pelas Regionais de Saúde e repassadas aos municípios em sete em remessas.

A campanha tem como grupo prioritário pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (em pós parto de até 40 dias), trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, professores das escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A população deve procurar os postos de vacinação dos seus municípios.

A contraindicação refere-se a indivíduos com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina e pessoas com alergia grave comprovada relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Doadores de sangue devem esperar 48 horas após a vacinação para realizarem uma doação.

De acordo com a coordenadora de imunização, Kassia Barros, a finalidade da campanha é reduzir o número de casos de hospitalização por H1N1. “A finalidade é a redução do número de hospitalização por casos da gripe H1N1, bem como diminuir a mortalidade. Desse modo, estamos sensibilizando toda a população para que possamos buscar esses mecanismos para prevenção, a vacina tem se mostrado efetiva na prevenção da H1N1”, explicou a coordenadora.

Reportagem Danielly Duarte, supervisão Pedro Henrique Santiago.




Deixe seu comentário: