Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 17 Set 2018 13:26 Rede Piauí de Notícias

Campanha termina, mas postos de Teresina continuam aplicando vacinas contra pólio e sarampo

São 104 salas de vacina disponíveis para a população, no horário comercial.


A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo encerrou na última sexta-feira, 14, em todo o país. No entanto, as salas de vacinas nos hospitais municipais de Teresina, ao todo 104, ainda continuam dispondo da imunização. Os postos funcionam pela manhã e a tarde.

Iniciada em 6 de agosto, a campanha aplicou 41.264 doses para a Poliomielite, atingindo 84,42% de cobertura vacinal e 40.849 doses para o Sarampo, alcançando 83,57%. Em Teresina, a meta de 95% do público alvo vacinado não foi alcançada.

Os dados finais da campanha serão divulgados nesta sexta-feira, 21, quando foram computados os mapas das 104 salas. “Estamos recolhendo os mapas de vacinação das nossas mais de 100 unidades de saúde. Sexta-feira teremos esses dados fechados da cobertura vacinal”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Amariles também fala da importância das vacinas para a imunização das crianças. “As vacinas de Polio e Sarampo encontram-se no calendário de vacinação de toda criança. A tríplice viral ou vacina antissarampo, parotidite e rubéola é uma vacina que combina com a vacina contra o sarampo, rubéola e a parotidite epidérmica. A vacina protege o ser humano de três graves doenças: sarampo, rubéola e parotidite. É uma vacina combinada e é aplicada através de injeção aos 12 meses de idade e uma segunda dose aos 15 meses”, diz.

Crianças de um ano a menores de cinco anos devem ser imunizadas, mesmo aquelas que estão com seu esquema vacinal atualizado. É preciso também levar a caderneta de vacinação e o número do cartão do SUS para que os profissionais de saúde administrem as doses específicas para cada situação.

vacinaCampanha termina, mas postos de Teresina continuam aplicando vacinas contra pólio e sarampo. (Foto: Agência Brasil)



Deixe seu comentário: